top of page

Pensa comprar terreno e construir a casa dos seus sonhos? O que precisa saber!

Foto do escritor: DS Intermediários de Crédito Castelo BrancoDS Intermediários de Crédito Castelo Branco





São muitos os investimentos que fazemos ao longo da vida, a compra de uma casa, para muitos, é não só o maior investimento de todos como o sonho de uma vida.


A oferta, os preços praticados no mercado imobiliário e a vontade de construir uma casa à medida das necessidades de cada um, são alguns dos motivos que levam as famílias a ponderar a construção da sua própria casa, mas engane-se aquele que pensa que será muito mais dispendioso do que a compra tradicional de um imóvel, em alguns casos, e muito resultado de um bom acompanhamento e análise detalhada da situação e do mercado, a construção da casa que sempre sonhou, no local onde sempre idealizou, pode ter custos idênticos ou até mais baixos do que a compra de uma casa já construída.


O primeiro passo para a construção de uma casa é o local, ou seja, ter em sua posse um terreno, mas no caso de não ter, fique a saber que já existem vários bancos que concedem financiamento, tanto para a construção como para a aquisição do terreno, no entanto, a oferta varia de banco para banco e depende muito da situação e necessidades de cada um.


Ter um terreno em sua posse é logo um ótimo ponto de partida para a construção da casa dos seus sonhos, no entanto, isso nem sempre é possível por falta de capital e é nesses casos que a modalidade de crédito para aquisição de terreno e construção é uma opção a ter em conta, oferecendo também a possibilidade de escolher o local, a dimensão e características da habitação, bem como, o capital que quer investir.


Há várias formas de conseguir capital para a compra do terreno, tais como: Entidades bancárias que disponibilizam crédito para aquisição de terreno e construção ou entidades que financiam parte do terreno com outro imóvel como garantia, de salientar que ainda existem outras modalidades possíveis.


O crédito para construir não deixa de ser um crédito habitação, mas com características diferentes, neste caso, e depois da aprovação por parte da entidade bancária, o capital é libertado por tranches dependendo dos avanços da obra, avanços esses confirmados em vistorias, durante o processo, e feitas por um perito para que o banco liberte cada parcela do financiamento. Para além disso, tem também a vantagem de usufruir de um período de carência de capital, com prazo máximo entre os 24 e os 36 meses, onde só pagará os juros.


Com isto, deve estar a perguntar-se sobre as garantias para o banco tendo em conta que não existe um imóvel construído, neste caso, a garantia que o banco tem é através do terreno e de tudo o que será lá construído, assim como, o perfil e situação atual do cliente, as características do terreno (sendo necessário esse mesmo terreno ter viabilidade para construção), e o projeto da casa se já existir.


Pelas características deste crédito, é lógico que será um processo mais lento e burocrático que o crédito habitação tradicional, ainda assim, existem alguns bancos onde consegue concretizar o crédito para o terreno, sem projeto e apenas com a viabilidade de construção do terreno, emitida pela Câmara Municipal e um orçamento, tornando o projeto mais fácil de começar.  


No que diz respeito ao financiamento para a construção por parte do banco, o mesmo não financia a totalidade do crédito, algumas entidades vão emprestar no máximo 90% da avaliação do terreno e do projeto, no caso de aquisição de terreno e crédito para construção, outras entidades podem financiar 80% para o terreno e pode chegar aos 100% a construção, sendo importante realçar, que em qualquer dos casos convém existir capitais próprios, pois se necessitar apenas de crédito para construção terá de ter em sua posse 10% do custo total da construção, e no caso de aquisição de terreno e construção, é importante saber que a primeira tranche pode ser só libertada já com alguma obra feita e aí terá de existir orçamento para dar inicio à mesma.


Com isto, os valores aqui apresentados diferem de banco para banco, da situação de cada cliente e da avaliação do projeto, e ainda de uma boa análise da situação e ofertas no mercado, ficando essa parte à responsabilidade da nossa equipa, que promete procurar as melhores soluções de financiamento para o seu caso e o ajudará a poupar uns bons euros.





A “Elga Santos, Unipessoal Lda.” Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo nº. 0004857, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO BPI S.A., BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, S.A., NOVO BANCO, S.A., BANCO CTT, S.A., BANKINTER, SA - SUCURSAL EM PORTUGAL, ABANCA CORPORACIÓN BANCARIA, SA, SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE - INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., UNION DE CRÉDITOS INMOBILIÁRIOS, S.A., ESTABLECIMIENTO FINANCIERO DE CRÉDITO (SOCIEDAD UNIPERSONAL) - SUCURSAL EM PORTUGAL, BANCO BIC PORTUGUÊS, SA, BNI - BANCO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL (EUROPA), S.A., BANCO PRIMUS, SA, 321CRÉDITO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. - SUCURSAL EM PORTUGAL informação verificável em https://www.bportugal.pt/en/intermediariocreditofar/elga-santos-unipessoal-lda

 
 
 

Comentários


Conselhos de Poupança

A “Elga Santos, Unipessoal Lda.” Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo nº. 0004857, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO BPI S.A., BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, S.A., NOVO BANCO, S.A., BANCO CTT, S.A., BANKINTER, SA - SUCURSAL EM PORTUGAL, ABANCA CORPORACIÓN BANCARIA, SA, SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE - INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., UNION DE CRÉDITOS INMOBILIÁRIOS, S.A., ESTABLECIMIENTO FINANCIERO DE CRÉDITO (SOCIEDAD UNIPERSONAL) - SUCURSAL EM PORTUGAL, BANCO BIC PORTUGUÊS, SA, BNI - BANCO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL (EUROPA), S.A., BANCO PRIMUS, SA, 321CRÉDITO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. - SUCURSAL EM PORTUGAL informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/elga-santos-unipessoal-lda

  • alt.text.label.Facebook
  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.LinkedIn

©2023 por CONSELHOS DE POUPANÇA.

bottom of page