top of page

Cartões de Crédito: Os Benefícios e Armadilhas

Foto do escritor: DS Intermediários de Crédito Castelo BrancoDS Intermediários de Crédito Castelo Branco




Os Cartões de Crédito, como qualquer outra modalidade de crédito, têm as suas vantagens e desvantagens, e apesar de ser um dos métodos de pagamento mais utilizado, ainda são algumas as armadilhas a ter em atenção na sua utilização.


Utilizados de forma correta, podem ser uma mais-valia para as famílias:


Flexibilidade e Conforto


Ao ter um cartão de crédito em sua posse, sentirá de imediato a flexibilidade e conforto que o mesmo lhe pode trazer, não sendo necessário ter dinheiro consigo ou até mesmo na conta. Em meses onde surja algum imprevisto e não tenha capital suficiente para fazer compras necessárias, no supermercado por exemplo, ou algum problema de saúde, o uso do cartão pode ser bastante útil, existindo a opção de pagar em parcelas ou até mesmo levantar dinheiro adiantado, denominado como “cash advance”. No entanto, será apenas algo positivo se tiver a certeza que terá dinheiro suficiente para pagar a totalidade do valor que gastou, na data acordada.


Poupar Dinheiro das compras feitas


Apesar de funcionar como um incentivo para uma maior utilização do cartão, o “cashback”, permite que receba a devolução de uma parte daquilo que gastou nas suas compras pagas por esse mesmo cartão, conseguindo assim recuperar algum dinheiro daquele que gasta já habitualmente nas compras mensais. Geralmente, o valor que é devolvido, varia entre 1% e 3% do valor total da compra, por exemplo, ao efetuar o pagamento das contas mensais da sua casa com um cartão de crédito com cashback, num total de 200€ por mês e com 2% de valor devolvido, receberá no fim do ano 48€, se fizer isso em várias compras que façam parte da sua rotina, o retorno poderá ser bastante significativo.

Contudo, e como em qualquer outro benefício do cartão de crédito, esta opção só será vista como uma vantagem, se souber utilizar bem o cartão e pagar na totalidade e na data acordada o valor utilizado, ainda assim, deverá fazer uma análise da anuidade e taxa de juro associada, bem como, perceber se compensa.


Fazer compras online


Com a realidade atual das compras a nível digital, o cartão de crédito é um dos métodos mais seguro e fácil de utilizar, tendo em conta, que nem sempre é possível nas plataformas utilizar outro método de pagamento, principalmente a nível Internacional.


Viagens e Segurança


Outro dos grandes benefícios do cartão de crédito, é a sua utilização nas viagens, tanto a nível da compra da mesma, onde existe a possibilidade, em alguns cartões, de usufruir de um seguro para a viagem, a tipologia do seguro e as suas coberturas, depende do cartão de crédito e das condições acordadas. Para se sentir mais seguro e tranquilo no decorrer da viagem, o cartão de crédito também poderá ser a melhor opção para si, salvaguardando-o na hora de reservar um alojamento ou qualquer outro serviço, no entanto, apesar de ser aceite praticamente em todo o mundo, há só que ter em atenção as taxas praticadas fora do seu país.


Crédito Habitação


Na hora de pensar recorrer a um crédito à habitação, deve considerar incluir um cartão de crédito, sendo que, grande parte das entidades bancárias estará disponível para negociar o spread do crédito, o que pode resultar numa poupança significativa na prestação mensal do crédito, o mesmo acontece na transferência de crédito.


 

Como já referido, é notável os benefícios que os cartões de crédito podem trazer, no entanto, são algumas as armadilhas que existem “pelo caminho”:


Endividamento Fácil


O cartão de crédito, pelas suas características, transmite uma sensação de liberdade financeira que pode ser prejudicial para as famílias, levando a compras impulsivas e a gastos descontrolados, grande parte das vezes, pagos fora da data acordada.


Taxas de Juro


As taxas de juro dos cartões de crédito, geralmente, são muito superiores às taxas praticadas noutros meios de financiamento, e ainda podem aumentar significativamente o valor, se os gastos feitos com o cartão de crédito não forem pagos na totalidade.


Fraude


Há que ter em atenção que, apesar de, ser considerado um dos métodos mais seguros, é possível existir uma situação de fraude, principalmente no que diz respeito ao comércio online. Nesse sentido, nunca empreste o seu cartão de crédito a ninguém, tenha cuidado ao digitar o código, bem como, em que plataformas coloca os seus dados.


Talvez o maior inimigo da Poupança


Por todas as campanhas e benefícios que os cartões de crédito possuem, poupar torna-se mais difícil, sendo que este método de financiamento acaba por promover o consumo e não a poupança, fazendo com que muitas famílias gastem mais dinheiro do que aquilo que podem.


Com isto, para quem utilizar o cartão de crédito de forma correta e consciente, o mesmo pode ser muito vantajoso, no entanto, há que conhecer muito bem as suas características, para isso, conte com a nossa equipa para o aconselhar da melhor forma, gratuitamente, tendo em conta a sua situação atual.

 



 A “Elga Santos, Unipessoal Lda.” Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo nº. 0004857, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO BPI S.A., BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, S.A., NOVO BANCO, S.A., BANCO CTT, S.A., BANKINTER, SA - SUCURSAL EM PORTUGAL, ABANCA CORPORACIÓN BANCARIA, SA, SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE - INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., UNION DE CRÉDITOS INMOBILIÁRIOS, S.A., ESTABLECIMIENTO FINANCIERO DE CRÉDITO (SOCIEDAD UNIPERSONAL) - SUCURSAL EM PORTUGAL, BANCO BIC PORTUGUÊS, SA, BNI - BANCO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL (EUROPA), S.A., BANCO PRIMUS, SA, 321CRÉDITO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. - SUCURSAL EM PORTUGAL informação verificável em https://www.bportugal.pt/en/intermediariocreditofar/elga-santos-unipessoal-lda

 





 
 
 

Comentários


Conselhos de Poupança

A “Elga Santos, Unipessoal Lda.” Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo nº. 0004857, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO BPI S.A., BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, S.A., NOVO BANCO, S.A., BANCO CTT, S.A., BANKINTER, SA - SUCURSAL EM PORTUGAL, ABANCA CORPORACIÓN BANCARIA, SA, SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE - INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., UNION DE CRÉDITOS INMOBILIÁRIOS, S.A., ESTABLECIMIENTO FINANCIERO DE CRÉDITO (SOCIEDAD UNIPERSONAL) - SUCURSAL EM PORTUGAL, BANCO BIC PORTUGUÊS, SA, BNI - BANCO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL (EUROPA), S.A., BANCO PRIMUS, SA, 321CRÉDITO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. - SUCURSAL EM PORTUGAL informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/elga-santos-unipessoal-lda

  • alt.text.label.Facebook
  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.LinkedIn

©2023 por CONSELHOS DE POUPANÇA.

bottom of page